Apresentação do Site


Apresentação do Site


Para nós, nos inícios dos anos 70, o universo das Histórias aos Quadradinhos fascinava-nos e despertava-nos para a descoberta de como as fazer.

De leitores comuns das revistas histórias mais conhecidas (Mundo de Aventuras, Ciclones, Tintim, Super Homem, Major Alvega, etc...) passámos a uma fase de criação e invenção dos nossos próprios conceitos e ideias.

O nosso desvendar do fazer Banda Desenhada foi testemunhado e acompanhado por muitos (Luís Stau Monteiro, Vasco Granja, José Matos Cruz, António Amaral, José Manuel Marta, etc...) que pacientes com o nosso entusiasmo nos transmitiam os segredos dessa comunicação pela imagem, acompanhada ou não de texto.

A necessidade e fascínio por esta forma de conduziram-nos à necessidade do mostrar e publicar.

E por isso a necessidade de uma revista tornou-se óbvia, surgindo a revista Genesis: um projecto que visava a publicação de Banda Desenhada e Desenho de Ilustração de autores actuais privilegiando os autores portugueses. Mas este projecto, muito negociado no SNI no âmbito dos apertados limites da liberdade de expressão do Estado Novo, descontextualizou-se e acabou antes de se concretizar, devido às transformações sócias que o 25 de Abril de 74 causou. Mas foi em consequência deste projecto que surge em Outubro de 1974 o FANZINE que não seria mais do que um espaço de reflexão sobre a BD portuguesa, a divulgação de jovens autores, e um espaço para o reconhecimento de todos aqueles que foram fazendo a História da Banda Desenhada em Portugal. Neste contexto para a capa deste nº1 escolhemos o desenho de um jovem autor, o ZEPE, e no interior um história de Vítor Péon a Casa da Azenha.

Saiu o nº1 da FANZINE em Outubro de 1974 com o apoio da Parceria A. M. Pereira junto com uma grande Exposição da Banda Desenhada Portuguesa que organizámos no 1º andar das suas instalações na Rua Augusta em Lisboa (Portugal).

Posteriormente, as circunstâncias da época desvincularam-nos progressivamente dos campos editorais geridos então por outras intervenientes que nos ultrapassaram, mas que nunca nos fizeram desviar do primeiro fascínio, que foi a comunicação visual.

Por causa disto, 30 anos depois e com meios nunca dantes imaginados e quase com o mesmo prazer inicial, surge novamente este FANZINE, mais uma vez com um único propósito: ser mais um espaço para a Banda Desenhada e o Desenho de Ilustração.

Teremos Galerias nas quais divulgaremos alguns autores. Em Exposições e Festivais anotaremos, ou registaremos os factos já acontecidos e institucionalizados. E em Noticias e Concursos estaremos disponíveis para toda uma divulgação sobre o que estará prestes a acontecer no domínio da BD e Ilustração, tais como e seminários, conferências, cursos, escolas, etc...., e que entretanto nos fizerem chegar via email.

Ilídio Salteiro e João Monsanto
 



Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 7617




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 7617

Mensagem