As Primeiras Notícias sobre o Festival Banda Desenhada da Amadora 2005


As Primeiras Notícias sobre o Festival Banda Desenhada da Amadora 2005


A 16ª edição do Festival Internacional de BD da Amadora realiza-se de 21 de Outubro a 6 de Novembro, tendo como núcleo central a nave comercial da Estação do Metro de Amadora/Este (Falagueira).

O Fanzine esteve na Conferência de Imprensa (20-9-2005) no CNBDI e revela de seguida as primeiras informações fornecidas pela organização do Festival.


Todos os anos, no mês de Outubro, a Amadora transforma-se no
Reino-dos-Sonhos, acolhendo profissionais e público em geral numa festa, uma celebração de uma forma de arte / linguagem / indústria, centrada no livro de BD.
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora
(FIBDA) decorre anualmente, e, desde 1990, conseguiu projectar a cidade da Amadora primeiro como capital nacional da banda  desenhada, e depois como importante marco ao nível  internacional.
A fórmula do Festival assenta sobretudo em dois factores: as exposições e os convidados. As exposições são, regra geral, dos originais que, uma vez impressos, vêm a compor o livro de banda desenhada.
No que se refere a autores estrangeiros, o FIBDA tem a preocupação de, sempre que possível, complementar a exposição com a presença do autor. Com efeito, a presença de autores nacionais e estrangeiros, tem conferido um lado dinâmico a um Festival que, de outro modo, seria uma sala de exposições com pouco de festivo. Assim se dinamizam a instituição de prémios e um espaço comercial, assim como encontros, apresentações de livros, sessões de autógrafos, seminários, concursos e diversas actividades de animação.
O FIBDA transmite à Amadora a capacidade de sonhar.
A 16a edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) abre as portas no dia 21 de Outubro. A Banda Desenhada transforma a Cidade da Amadora na capital portuguesa da BD e no ponto de encontro internacional da banda desenhada em Portugal.
Este ano, uma vez mais o FIBDA terá como núcleo central a nave comercial da Estação do Metropolitano da Falagueira (Amadora/Este). Um espaço amplo, com cerca de 2500 metros quadrados, já conhecido por todos aqueles que visitaram a edição do ano passado.
Uma localização privilegiada para quem quer entrar no 'mundo dos quadradinhos', na grande Festa da Banda Desenhada.
Como vem sendo habitual, o Festival apresenta exposições de inegável qualidade, entre as quais a mostra central dedicada ao 'Sonho',, o tema central da edição 2005 que apresenta, ainda, exposições colectivas de e diversas individuais, entre as quais a mostra de Ricardo Ferrand, o autor português em destaque.
O FIBDA descentraliza, novamente, exposições por outros equipamentos municipais: Galeria Municipal Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora e Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora confirma-se como o mais consagrado do género em Portugal e um dos mais conceituados a nível internacional.A presença de autores, exposições, concursos, feira do livro, lançamento de novos álbuns, Prémios Nacionais de Banda Desenhada, sessões de autógrafos, debates... fazem do FIBDA uma grande Festa da BD!
O 'mundo dos quadradinhos' está na Amadora. Contamos com a vossa colaboração.
O Comissariado garante, ainda, o acesso gratuito ao evento a todos os visitantes mascarados da sua personagem de BD favorita, desde que se identifiquem à entrada, por razões de segurança
Relativamente às exposições patentes na Galeria Municipal Artur Bual, Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, Recreios da Amadora e Casa Roque Gameiro, o acesso é gratuito.
Na imagem recordamos ainda a evocação feita aos heróis de BD, Astérix e Obélix que marcaram presença, junto de outros heróis, no dia da inauguração.


SUGERIMOS AINDA QUE VEJA
artigos nesta categoria

O Último Fim-de-Semana do FIBDA
O Último Fim-de-Semana do FIBDA

Festival recebe Ed Brubaker, Stassen, Gibrat, Liam Sharp ...

O Festival Internacional de BD da Amadora apresenta, no próximo fim-de-semana (dois últimos dias), (ler mais)

Entrega dos Prémios da FIBDA 2005
Entrega dos Prémios da FIBDA 2005

As nomeações e os premiados

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no Sábado, (ler mais)

Eventos
Eventos

  dia hora acção designação membros da mesa promoto (ler mais)

Sessões de Autógrafos do Festival Internacional de BD da Amadora
Sessões de Autógrafos do Festival Internacional de BD da Amadora

Calendário das Sessões

SÁBADO 22 15:00 A. Zograf Al Davison José Abrantes José Carlos Fernandes Moliterni Ricardo F (ler mais)


Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 6837




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 6837

Mensagem