Fanzinoteca de São Vicente

Uma notícia que nos foi enviada por Marko Ajdaric


Fanzinoteca de São Vicente


A cidade de São Vicente (SP) está criando aquela que pode ser considerada a 2ª fanzinoteca do mundo
A rigor, a primeira fanzinoteca do mundo é Fanzinothèque de Poitiers, na cidade francesa que também abriga o parque futurista de ciências, o Futuroscope. A página eletrônica da Fanzinothèque de Poitiers pode ser acessada aqui.

A chamada Fanzinoteca da Casa da Xuventude de Ourense, sediada nesta cidade galega, é formada por 1.500 títulos de cerca de 30 países (inclusive do Brasil); mas na verdade, trata-se de um acervo físico, sem a catalogação dos fanzines. A Casa da Xuventude de Ourense é responsável, também, pela realização de 'Expofanzines' anuais, da Semana da Banda Deseñada e de bienais de caricaturas.

O primeiro grande passo para a constituição da Fanzionteca de São Vicente acontece agora, em novembro, quando será realizada uma mostra nacional de fanzines em formato e abrangência inéditos: 205 fanzines estarão expostos; mas, diferentemente das mostras de fanzines já realizadas, na de São Vicente, cada um terá apresentação como numa galeria de artes: com luz direcional e moldura própria. Para além disso, está sendo confeccionado um catálogo da mostra, com tiragem inicial de 1.000 exemplares. O catálogo tem apresenteção de Gazy Andraus e posfácio de Sonia M. Bibe Luyten.

Piter Yamaoka, responsável pela catalogação dos fanzines, se deu o trabalho de fazer uma tabulação da produção recebida. O dado mais interessante é que 40% da produção dos zines da mostra é feita por mulheres. 70% dos zines recebidos foram catalogados como mangás, 20% como sendo de heróis e cartuns, e 10% como 'outros'. A maior parte, como era de se esperar, é do estado de São Paulo, mas o Nordeste e o Sul do país também marcam uma forte presença.


A abertura da mostra acontece no dia 11 de novembro, às 19 horas; nesta noite, acontece o vernissage e o lançamento do catálogo. A coordenação da mostra, dirigida por Fabio Tatsubô, planejou mais 2 eventos, para ampliar o alcance da exposição: o lançamento do livro '
Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula' deve acontecer no dia 17. No dia 24, acontece um grande debate, mediado pelo jornalista Paulo Ramos. Os debatedores serão Jal e Gual, organizadores do HQ Mix e da Associação dos Cartunistas do Brasil;  o cartunista de A Tribuna, jornal de Santos, Alex Ponciano; o pesquiador e fanzineiro Gazy Andraus; a fanzineira Elza Keiko, produtora do zine Orbital; a pesquisadora de mangás e quadrinhos, Sonia M. Bibe Luyten; e Marcelo Naranjo e Marko Ajdaric, representando o site de notícias Universo HQ. Todos estes eventos acontecem na Galeria de Artes do CCBEU (Rua Américo Brasiliense, 162).


2 oficinas estão programadas: uma, para fanzineiros já 'profissionais', sobre anatomia de super-heróis com Ivan Reis -
desenhista que faz o Super-Homem para a DC Comics-; e 2 para iniciantes, a cargo de André Prata, que já desenvolve trabalhos nesta área na cidade (especialmente em oficinas de mangás), e Emilio Baraçal, do Prancheta.com.

Após o término da exposição, o acervo ficará disponível na Gibiteca Bigail, outro importante acervo do traço em São Vicente. A confirmação da 1ª fanzinoteca do Brasil deve acontecer pela apreciação dos vereadores da cidade de um projeto neste sentido. Espera-se que a Câmara confirme este presente para a Baixada Santista e para o Brasil.


Os próximos objetivos são a atualização anual do catálogo da fanzinoteca e a ampliação do convite - a partir de janeiro - para que fanzineiros do mundo todo enviem seus trabalhos. Ambas as iniciativas vão permitir a realização de pesquisaspara que a produção do fanzine não se perca em sua efemeridade. Também para janeiro, está previsto que os produtores de e-zines (fanzines virtuais) comecem a ser catalogados e incorporados ao acervo. 


Para mandar seu fanzine, o endereço é Secretaria da Cultura de São Vicente, Rua João Ramalho, 988, Centro, São Vicente (SP).
CEP: 11.310-050

Telefone 0-13-34677015


A realização do evento é uma parceria entre as Secretarias da Educação e Turismo, com o apoio do Universo HQ, Associação dos Artistas - Música e Arte, Tico Toys - Brinquedos Educativos, HG Surf Kids e Vem Que Tem.


Para conhecer o que São Vicente tem feito pelo mundo do traço, consulte
o acervo do Universo HQ.

ATENÇÃO: as atualizações e confirmações sobre o evento poderão ser acompanhadas em
www.neorama.com.br/fanzinoteca.htm

Marko Ajdaric



Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 4027




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 4027

Mensagem