Festival Internacional de BD da Amadora - 2004

22 de Outubro a 7 de Novembro de 2004


Festival Internacional de BD da Amadora - 2004


Divulgamos aqui o comunicado que nos foi enviado pela organização do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora:

Festival abre as portas a '100 BDs do Séc. XX'


A 15ª edição do Festival Internacional de BD da Amadora abre as portas no dia 22 de Outubro. Durante quase 15 dias, a Amadora acolhe o melhor do 'mundo dos quadradinhos', com exposições, autógrafos, debates, feira do livro e muita animação.

A 15ª edição do FIBDA realiza-se entre os dias 22 de Outubro e 7 de Novembro, com o núcleo central localizado na nave comercial da Estação do Metro de Amadora/Este (Falagueira). Um espaço novo (cerca de 2500 metros quadrados), com grande potencial para a montagem de uma iniciativa com estas características, privilegiado em termos de transportes públicos (Metropolitano e Lisboa Transportes) e com zona de estacionamento.

A exposição com maior destaque no Festival – 100 BDs do Século XX – resulta de um inquérito mundial elaborado pelo Comissariado que abrangeu críticos, directores de festivais e de centros de BD e outros especialistas de 21 países. Da recolha das votações, resultou que os 10 primeiros lugares estão ocupados pelas seguintes Bandas Desenhadas: Tintin; Batman; Corto Maltese; Asterix; Little Nemo; Maus; Blueberry; The Spirit; Peanuts; Krazy Kat e Donald Duck e Uncle Scrooge. Será, certamente, possível fazer uma retrospectiva do que de melhor foi feito em banda desenhada ao longo do século XX.

Outras duas exposições que vão estar em destaque são as mostras de André Carrilho e de Gradimir Smudja, dois autores premiados em 2003: Melhor Desenho para Álbum Português - com o livro Em Lume Brando - e Melhor Álbum Estrangeiro - com Vincent & Van Gogh -, respectivamente.

Além destas, os visitantes do núcleo central do Festival podem, ainda, apreciar as seguintes exposições: colectivas de Autores Argentinos (Muñoz; Quino; Eduardo Risso; Patricia Breccia e outros) e de Autores Flamengos (Johann De Moor; Jan Bosschaert; Marvano e muitos outros); Seth Fisher; Luís Louro (interdita a menores de 18 anos); Marsupilami; Pedro Leitão e Ricardo Ferrand (Espaço Infantil); Colectivo Serra da Estrela, Fazedores de Letras e Esgar Acelerado.

Outras exposições


O Festival Internacional de BD da Amadora (FIBDA) apresenta, ainda, outras mostras, descentralizadas por outros espaços da Amadora: Centro Nacional de BD e Imagem – exposição de Neil Gaiman, um dos mais importantes argumentistas; Galeria Municipal Artur Bual – mostra intitulada 15 Autores Portugueses/15 Anos de Festival; Casa Roque Gameiro Cartoon (Esse Ser Comediante) e Ilustração (Danuta Wojciechowska Prémio Nacional de Ilustração 2003).

Além destas exposições, e como actividade paralela do FIBDA, serão, igualmente, expostas mais três mostras de banda desenhada: Escola Profissional Gustave Eiffel (Amadora) – José Ruy; Quartel da Pontinha José Ruy (Operação Óscar, outra maneira de contar o 25 de Abril) e FNAC Chiado How Things Work Out, Alan Moore.

O FIBDA é o ponto de encontro anual de autores, editores, profissionais de comunicação social e público, amante ou não da 9ª Arte. Na Amadora, juntam-se os amigos e os curiosos da banda desenhada, num ambiente festivo, pleno de animação e cor. As exposições de inegável qualidade, as sessões de autógrafos, o espaço comercial, os debates com os autores nacionais e estrangeiros, o lançamento de novos livros e muita animação, fazem deste evento o maior acontecimento do género em Portugal e um dos mais conceituados a nível europeu.

FIBDA - de 22 de Outubro a 7 de Novembro – a grande Festa da BD


Amadora, 14 de Outubro de 2004


SUGERIMOS AINDA QUE VEJA
artigos nesta categoria

Sessões de Autógrafos e outros Eventos de Destaque
Sessões de Autógrafos e outros Eventos de Destaque

Fim-de-semana de 30 e 31 de Outubro

Assim, e quanto a autógrafos, o FIBDA tem confirmada as presenças dos seguintes autores: (ler mais)

José Abrantes no Festival de BD da Amadora
José Abrantes no Festival de BD da Amadora

O gato Zu volta a estar presente nas bancas do Festival

Aqui prestamos homenagem a esta presença que tem sido marcada por José Abrantes ao longo de vários F (ler mais)

Heróis Intemporais - Fotos da Exposição dos originais de 2 álbuns de José Ruy
Heróis Intemporais - Fotos da Exposição dos originais de 2 álbuns de José Ruy

Fotos da Inauguração

José Ruy , um veterano da BD portuguesa , um extraordinário contador de histórias , (ler mais)


Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 8967




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 8967

Mensagem