José Garcês

Notas Biográficas


José Garcês


Nasce em Lisboa em 1928 e frequenta a Escola de Artes Decorativas António Arroio onde obtem o diploma do curso de Artes Gráficas em 1946. No mesmo ano inicia a carreira de autor de Banda Desenhada entrando para a equipa do jornal 'O Mosquito'. A partir desse ano colabora em mais de uma dezena de publicações dedicadas a crianças e adolescentes, editadas em Portugal. Desenha para várias editoras escolares, em livros de História, Geografia, Ciências, Português e Matemática, para os diversos graus do easino.

Foi colaboradar do jornal 'O Século' onde participou com desenhos para vários concursos e iniciativas desse jornal .Publicou banda desenhada na revista feminina 'Modas e Bordados' da da mesma empresa.

Desenha para a Liga de Protecção da Natureza/Museu Bocage, uma série de postais sobre animais e plantas de espécies em perigo de extinção.(1959).

Especialista em temas militares, é convidado a participar numa monografia das Forças Armadas Partuguesas, com uma série de desenhos de uniformes militares, publicada pelo Ministério da Defesa em 1960.

Para os Correios de Portugal desenha uma colecção de postais com a evolução das armaduras e uniformes, desde o séc. XII até aos nosos dias.

Para a Sociedade Nacional de Fósforos, produziu também uma colecção de carteiras para fósforos, com a evolução das armaduras e uniformes em Portugal.

Na área do Turismo, colabora corn a 'Revista de Turismo' e é o responsável gráfico da 'Revista da Grão-Pará' nos anos 70.

Desenha esquemas, projectos e paineis para os Salões Internacionais da Associação Portuguesa de Criatividade.

Autor de um álbum de cromos com o tema 'HISTÓRIA DE PORTUGAL' para o Instituto de Cultura e Lingua Partugesa/Serviço de Ensino Básico e Secundário Português no Estrangeiro (1981).

É convidado a colaborar com a R.T.P., com ilustrações para um programa com o título 'PORTUGAL, HISTÓRIA E AVENTURA'(1963).

Colabora em jornais regionais com desenhos de ilustração e publicidade, e participa em colóquios e palestras sobre banda desenhada, em Escolas Secundárias, Colégios Particulares e Universidades do Pais.

É convidado a ministrar cursos de iniciação à banda desenhada para professores e alunos, em várias cidades de Portugal (Lisboa, Angra do Heroismo, Peniche, Portimão).

De 1978 a 1990 integrou a representação portuguesa no Festival de Lucca (Itália), sendo convidado de Honra em 1990 onde apresenta uma significativa exposição sobre o tema 'HISTÓRlA DE PORTUGAL'.

Representa a Banda Desenhada portuguesa no Festival de Angoulême (1992) com a obra 'História de Portugal' das Edições ASA( Trad. para francês).

Desenha para a Exposição de abertura do Museu do Mosteiro da Batalha uma B.D. sobre o tema 'O Alabastro Mediéval Inglês em Portugal (1981) e 'A Música no Séc. XV' (1982).

Em 1983, pela especialização conseguida, é o desenhador do núcleo da Torre de Belém, (para a 'XVII EXPOSIÇÃO DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DO CONSELHO DA EUROPA) onde pinta vários paineis sobre armas e armaduras na História de Portugal.

Prémio do Centro Nacional de Cultura /Ministério da Juventude(1988) pela Banda Desenhada 'Bartolomeu Dias' em colaboração com o Prof. Garmo Reis (Edição em português e inglês).

Presidente do Clube Português de Banda Desenhada na década de 80.

Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação na área da Banda Desenhada concedida pela Camara Municipal da Amadora(1991). Troféu 'Cardoso Lapes/Zé Pacóvio e Grilinho' do 2º Festival de B.D. da Amadora /1991.

Troféu ' O Mosquito' do Clube Português de Banda Desenhada para 'U54A VIDA DEDICADA À B.D.' (1987)

Autor de construções de armar em cartolina, com destaque para os Monumentos Nacionais 'MOSTEIRO DA BATALHA', 'MOSTEIRO DOS JERÓNlMOS', 'TORRE DE BELÉM'.

Para a TAP, aviões a jacto e o avião da travessia do Atlantico.

Autor da 'Historia do Jardim Zoologico de Lisboa em Banda Desenhada' (1997) a convite dos Serviços Pedagógicos do Zoo.

Em l990 o Ministério da Cultura Francês adquire um número significativo da obra 'História de Portugal em B.D.' (Edição em Francês) de que é autor em parceria com o Prof. Carmo Reis, para premiar no âmbito de um concurso, estudantes que se deslocaram à Expo/98.

Ínicio de colaboração com a editora Centralivros, com a ilustração da obra da 1ª Viagem de Vasco da Gama' a comemorar o 5' Centenário (1498/1998).

Editoras para onde trabalhou:
Edições Asa
Aster
Bertrand
Básica
Didáctica
Ed. Matos Marques
Fulminense
Futura
Meridiano
Portugal/Mundo
Sciré
Sel
Verbo
Edic. I.D.P. (França)
B.D.
Jornais e revistas:
'O Mosquito'
'Cavaleiro Andante'
'Zôrro'
'Camarada'
'Fagulba
'Papagaio'
'Nau Catrineta'
'Titã'
'Modas e Bordados'
Sup. 'A Joarmha'
'Pisca-Pisca'
'Girassol'
'Fungágá'
'O Século'
'Mundo de Aventuras'
'Falcão'
'TimTim'
'Jornal de Lagoa'
'Selecções B.D.'
'O Pardal'
'Jornal do Exército'
'Jornal da Força Aérea'
'Jornal de Notícias do Porto'


SUGERIMOS AINDA QUE VEJA
artigos nesta categoria


Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 3827




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 3827

Mensagem